30 de setembro de 2010

E SE A RAINHA DE ESPADAS FALASSE...


Rainha de Espadas - Tarô Café Tarot

Tenho um escudo contra o meu ventre. E sob este escudo há uma cicatriz. Talvez eu tenha sacrificado as minhas vísceras? Não me deixo levar por necessidades, por desejos ou por emoções. Vivo na minha mente. Espero aqui um ser que reconheça a minha inteligência, a minha mente. A transcendência é o meu ideal. Fora da carne, fora da matéria, através do estado andrógino é que poderei ultrapassar as ciladas do pensamento para alcançar aquele centro impessoal que é a Consciência cósmica. Conseguirei tal feito? Conseguirei esquecer de mim mesma? Sou a minha inimiga. A minha única sabedoria é a sabedoria da impermanência. A minha única realização seria a realização da vacuidade.


Alejandro Jodorowsky | LA VIA DEI TAROCCHI

28 de setembro de 2010

TARÔ E POLÍTICA BRASILEIRA

No ano da Imperatriz (2010 = 2+0+1+0= 3), em meio a tanta sujeira política, eu desejo seriamente que Marina Silva chegue à presidência. Nunca me vi interessado nesses assuntos até então e jamais quis tanto que uma pessoa [e o partido, claro, com o qual me identifico] ganhasse as eleições. Marina Silva não me comove pela origem humilde - até porque detesto o culto à pobreza que impera no Brasil a partir do atual presidente da República -, mas pela trajetória enquanto mulher que sempre trabalhou [algo que o atual presidente nunca fez] e sempre foi engajada na luta pelas causas ambientais como se fosse um sacramento. Por esse detalhe tão importante, sempre a vi relacionada com o segundo arcano maior, A Sacerdotisa. Age logicamente sem deixar a fé e a intuição de lado. Está conectada com o meio.


Marina Silva dialoga com A Imperatriz. Vision Quest Tarot.

Mas Marina tem se mostrado mais Imperatriz, crescendo em pesquisas e com um pé no provável segundo turno. A Onda Verde funciona. A força do PV, com sua clareza publicitária e um mundo novo de propostas, tem se mostrado a mais saudável para um Brasil doente, poluído pela ignorância e pela sacanagem. Não me importo com as divergências políticas da candidata - que reforçava a imagem que fazia dela enquadrada na carta anterior. OEstado é e continuará sendo laico. As questões prioritárias serão vistas com olho crítico. Gosto deas suas propostas. Aliás são elas que denotam um governo planejado, encabeçado por uma mulher que sabe de si e das pessoas ao seu redor. Imperatriz, portanto.

Do jeito que está não dá mais. É necessário e urgente rever conceitos.
Pelo melhor para o Brasil, este arcano tão complexo.

23 de setembro de 2010

E SE O PENDURADO FALASSE...



Me encontro nessa posição porque quero. Fui eu quem cortou os ramos. Eu libertei as minhas mãos do desejo de agarrar, de me apropriar das coisas, de retê-las. Sem abandonar o mundo, eu me retiro. Comigo você pode encontrar a vontade de entrar na condição em que não existe mais a vontade. O estado em que as palavras, as emoções, as relações, os desejos e as necessidades não importam mais. Para desligar-me, eu cortei todos os galhos, exceto o que me conecta à Consciência.

Jodorowsky LA VIA DEI TAROCCHI

8 de setembro de 2010

ARCANOS SURREAIS


Os arcanos de Dalí sobre Festa, colagem de 2008.
(clique neles para ampliar)

Olha, não visitei a Espanha nesse período europeu. Não deu, mierda. Penso que foi exatamente por isso que o espírito El Mago baixou em mim assim que pus as mãos no Tarot Universal de Dalí. Então veio Caetano sussurrando as finas estampas (e não é que eu gostei?), o Romancero Gitano ressurgiu na estante depois de algum tempinho esquecido (desculpa, Lorca), um Labirinto do Fauno numa estante de DVDs usados de um sebo paulista me assediou até ser comprado e um do Almodóvar (só podia ser), aqui em casa, caiu na minha cabeça: hisPÂNICO total, caballeros.

Por isso, eu já venho. Tô trabalhando, estudando e temperando um testemunho/análise/manifesto sobre esse mais que tarotque El Loco recortou e pintou e colou. Beleza pura.

Suerte,

L.