28 de abril de 2008

“Je Suis L'Art”: O LADO MADONNA DA FORÇA

Madonna | Versace, 1995.

Madonna é a lenda viva da música. O arcano máximo do pop. É a artista mais influente, ispiradora e original do mundo. Sua existência tem mexido com as pessoas e ela tem o mundo nas mãos. Mas porque esse mel todo? O que explica a forma, a beleza e a singularidade dessa mulher? Para os astrólogos é fácil: leonina com ascendente em Virgem. Aspectos pra lá de significativos quando o assunto é o domínio, a apreensão, a disciplina. Fogo e Terra. Carne quente. Se eu me atenho às cartas, é uma poderosa Rainha de Ouros, totalmente centrada, em pleno controle de seu corpo. Material Girl. E quem é a virgem que domina o leão? A Força, claro. Como diria Aleister Crowley, Luxúria para os íntimos.


A Força da Luxúria – ontem, hoje e sempre.

Nascida um pouco antes da Cúspide Leão-Virgem, tem a LIDERANÇA como atributo principal. Grandes poderes, grandes responsabilidades – para o Homem Aranha, uma lição; para Madonna, a mais pura realidade – a tônica de alguém que confia em seu taco, que assume riscos e conquista. Os filhos, a caridade, a voz que fala mais alto. Vende o que produz. Sempre, literalmente. Talvez um excesso de autoconfiança e um sentido forte de infalibilidade. Prevalece a idéia da mitologia pessoal. Várias vidas, várias obras. De arte, de polêmica, de êxtase. A fama grita alto. E o amor ainda mais.

Madonna e o pequeno David.
Ah, já ia me esquecendo: Madonna chegou ao mundo em 16 de agosto de 1958. Analiso com calma: 16 no tarô é carta denominada A Torre, temida por tantos. Aliás, quem tem medo da Madonna? O arcano é direto – choca, destrói, faz romper na marra. É só voltar algumas décadas no tempo: Like a Virgin e todo o repertório que trincou estruturas sociais, morais e mesmo religiosas. Raios e mais raios que desmascaram o mundo das falsas formalidades. Deeper and deeper na Mansão Deus. Cada vez mais.


A Torre e a máscara.

Também podemos extrair seu Arcano de Nascimento pela soma: 1+6+8+1+9+5+8= 20, O Julgamento! Outra carta de fogo, segundo Crowley. Os grandes eventos, as novidades marcantes (e decepcionantes para os durões), a surpresa dos fãs e dos invejosos. Cada manifestação de Madonna é um evento. Live to tell, baby.


O Julgamento e a Crucificação. O Papa foi convidado.

Seus discos não são lançados, eles acontecem. Ela estréia a cada dia, renasce em cada turnê. Aliás, Madonna adora o novo. Se rende (outra palavra-chave deste trunfo) ao que lhe traz conforto e ao que lhe completa no momento. O nome "Esther", adicionado aos seus documentos recentemente, dá origem à "estrela". Estrela Madonna - nada mais óbvio.
_

O novo nome e a pura expressão do Arcano 17.

A religiosidade tem espaço e importância. Há alguns anos foram os mantras, agora as fitas vermelhas – Like a Prayer, hoje se agarra firme na árvore da Cabala. Tanto que se desconsiderarmos o zero do arcano 20, temos A Sacerdotisa e suas bênçãos: uma mulher espiritualizada que age de acordo com o Livro da Vontade em seu colo. Quem o escreve é a própria Madonna.


A Sacerdotisa de Jacques Vieville.
“We can do anything!” Até mesmo escrever livros infantis.


Madonna, Madonna. Se eu fujo da segunda carta, corro pra terceira: A Imperatriz. Botticelli fala por mim – a Mãe, aquela que amamenta e também a que instrui. Nutre com palavras e canções. La Virgen com el Niño e alguns passos na literatura. Não importa quais ou quantos.

Madonna of the Book, de 1483.
A arte imita a vida.

Aliás, posso até fazer um paralelo entre a imagem da prostituta sagrada – Erotica por si só nos tempos em que a ousadia feria os egos – e a santificada de hoje em dia, livre da maioria dos figurinos luxuriosos e do sexo com mulheres. Salve, salve: há aqueles que tramam sua canonização. The Immaculate. Sexy na estética, na atitude e na manipulação da carreira.


Sagrada e profana, ela abraça e seduz O Mundo.
Completa por si só, como ele.



E isso lhe basta.
_
_
Leo

13 comentários:

Anônimo disse...

caramba guri... voce se supera a cada dia!!! fenomenal parabens pelo sucesso!!!

Zoe de Camaris disse...

Perfeito, querido. E a escolha das imagens cada vezx melhor.

beso,

Anônimo disse...

Clipe da música "Hollywood" com arcanos do Rider Waite: http://www.youtube.com/watch?v=5gIvD9fMVt0

sérgio disse...

Gosto da Madonna pq chuta o balde, catuca, provoca mesmo; os EUA precisam de mais 1 dúzia de Madonnas.
Parabéns pelo material excelente.
Abração!

Unknown disse...

só uma consideração..
achei fantástico o comentário, realmente incrível!!
mas a soma natalíscia não dá 20 (o julgamento), se fizer direto fica 38/11 que é a rainha de copas, ou se fizer como eu faço dará 47/11, que é o 7 de copas. Ambos são aplicados à Madonna, e acho que até completariam melhor o post.
Abraços,
Thiago Altoé

Leo Chioda disse...

Thiago,

Também pensei nisso quando deixei de considerar a soma do número 23, já que 7(1+6) +8(agosto) +23(de 1958), mas eu o reduzi a 5 (7+8+2+3=20), obtendo diretamente o arcano maior.

A numeração dos arcanos menores é considerada pessoal entre alguns tarólogos. Totalmente relativa, optativa. Particularmente, não utilizo as cartas da corte com numeração.

Em todo caso, teríamos 11 da soma de 38, não é? A Força, arcano principal da cantora.

Sobre a Rainha de Copas, é válida sua abordagem. Madonna tem características das quatro Rainhas, já que é uma artista completa, mas não tapa a boca do cálice. Ela mostra o que faz, independente do que for. Se tem um quê de mistérío em suas atitudes, principalmente na vida íntima, é porque sua imagem é pública e necessita prezar por sua segurança e privacidade.

Já o 7 de Copas em Madonna poderia ser considerado pela ousadia criativa e pelas fantasias a que ela se propõe a realizar, mas é necessário levar em conta que na carreira de uma artista, elas necessitam de elaboração, desenvolvimento, treino e finalmente manifestação (atributos de Ouros, questões materiais, palpáveis), como ocorre com suas letras, seus discos e suas performances. Precisam de tempo, não apenas inspiração para serem sucesso de vendas (ah, mais um atributo do naipe de terra).

São ótimas colocações que complementam sim a idéia do texto, Thiago.

Escreva sempre.

Abraço,

Unknown disse...

Olá Chioda, é um prazer discutir esse tema com alguém do seu nível.
Considerando o seu ponto de vista, sem numerar as cartas da Corte, vamos eliminar o 38; eu particularmente até prefiro, pois vejo na Madonna mais 47/11, que é a desordem mental, em termos de difusão de visões e desejos, mas ao mesmo tempo uma capacidade criativa e abstrativa, de realização (pelo 11), mas de confrontação com o lógico (os seja, com os dogmas, valores, etc.). É claro que tudo isso precisa de uma ferramenta para se concretizar, realizar, mas isso poderemos encontrar nos outros arcanos da pessoa Madonna, talvez aja alguma vibração de ouro na alma ou destino, ou mesmo algum número mais forte de expressão, como um 30 ou 50. Não precisamos nos limitar ao arcano de nascimento.
Abraços,
Thiago

Leo Chioda disse...

Não precisamos mesmo, Thiago. Preferi partir desses dados por serem "oficiais", digamos assim. Ninguém foge da data de nascimento, muito menos dos arcanos que a acompanham, rs.

Claro que muitas outras cartas estão para Madonna assim como ela está para todas as cartas, em momentos determinados da vida e da carreira.

Completa, como o Mundo.

Outro abraço,

Alexsander disse...

esse leozinho é mesmo bom, cara!!!! adorei leo! como sempre, brilhando!!! bjao

Anônimo disse...

Léo, tenho 29 anos e desde os nove sou fascinado pelo tarot. O que me capturou definitivamente foi o Tarô encantado ( The enchanted Tarot)Considero a pintura de amy Zerner, fidelíssima a estrutura símbólica dos arcanos. A imagem do três de espadas parece sucumbir de dor e as cartas da corte tem traços fisionômicos extremamente humanos!Adoro as analogias que vc apresenta. Sua compreensão de tarot e arte, como símbolos de um verdade universal, onde os arquétipos se fundem, para originar a dança dos mistérios incontáveis contidos no incosciente; esse louco peregrino que parece ter nascido de um casamento profano entre ermitão e Papisa que se amarão para sempre pelas veredas do mundo, cuja luz do astro rei faz nascer continuamente a paixão pelo lirismo que a lua prporciona banhada pelas estrelas em suas diversas fases,alcança este grande oráculo com um Julgamento pleno! Digno de um nobre Mago.Parabéns!

Adriana Nassar disse...

A NG Arte em homenagem a Madonna colocou no ar a exposição virtual "Madonna: Je Suis L'Art", onde é possível ‘passear’ pela carreira da rainha do pop através das capas de seus discos, singles e DVDs. Teve início no dia 17/11/2009 e vai até 31/08/2010. Release: “A exaltada visita de Madonna ao Rio terminou na noite de sábado (14/11/09), mas na NG Arte as homenagens à cantora duram o ano inteiro. Inspirada na afirmação “Je suis l´art” (Eu sou a arte), feita pela diva pop no DVD da Turnê Confessions Tour em 2007, a produtora cultural de São João de Meriti está realizando a exposição virtual “Madonna: Je Suis L´Art”. O visitante percorre um ambiente com imagens da discografia, videografia e filmografia de Madonna.”
ATENÇÃO: é preciso ter o adobe shockwaver instalado e só é vizualizado no Internet Explorer. Para conferir acesse:
>>> Madonna Je Suis L’art <<<
(clique no item 3 ver exposição)
fonte: NG Arte

Veja prévia da exposição no You Tube
http://www.youtube.com/watch?v=uexNUDnUnIA

AugustoCrowley disse...

Bravíssimo, uma analise ao nivel diva!

Emanuel disse...

Salve, Leo!
É fantástico como você consegue torcer, extrair e dispor dos fatos para que eles revelem seus dados e formas.
Da Força a forma, da Luxúria êxtase, do Tarot... Madonna.
Forte abraço.