26 de abril de 2011

O LOBO, A CAPA VERMELHA E O TARÔ




Há quem critique os filmes da saga Crepúsculo tanto quanto são criticados os best-sellers que lhes deram origem. E há quem pense que A Garota da Capa Vermelha seja uma droga por ser assinado pela diretora desses filmes. Mas na verdade o filme é bom e bonito, muito bonito. Arregalei os olhos quando Claude, o nítido Louco entre os personagens, faz um truque de mágica em que brota o décimo sexto arcano em suas mãos. E logo depois o décimo quinto. Bruxaria, Inquisição. Amanda Seyfried, Gary Oldman. Uma trilha sonora estonteante, uma repaginação muito feliz da fábula dos Grimm, cujas almas devem agradecer pelo feito, aonde quer que estejam. A grande sacada para nós, tarólogos, é o aplicativo que a Warner criou para o site oficial da película: os 22 Maiores exclusivos do filme, com a possibilidade de serem explorados e ainda um jogo de três cartas a escolher. Bem, bem feito.



Depois do cinema, saí pensando que realmente vale a pena a leitura mais atenta dessas estórias que nos contam desde sempre. Fábulas, estudantes de tarô, são um prato cheio para o enriquecimento analógico pessoal. A moral dialoga com a metáfora, em algum ponto da floresta negra do simbolismo. Adentremos ainda mais, pois. Assistam e critiquem depois.

Qem tem medo?

3 comentários:

Unknown disse...

Eu vi! Adorei! Estou cozendo um posting como esse!

Helder disse...

Oi Leo!

Estava ansioso para ver esse filme. Vi uma reportagem sobre ele há alguns dias e, desde então, fiquei na expectativa.

Observei as críticas que foram feitas, comparando ao Crepúsculo, mas ao contrário delas, achei o filme muito bacana. Como você disse Leo, o filme é muito bonito; há cenas belíssimas como as que exploram aquele contraste da capa vermelha com a neve.

Não entendo muito de cinema, mas acho que em termos técnicos o que eu apreciei no filme foi a "fotografia". De modo leigo, reitero suas palavras e digo que é "muito bonito".

Quando vi a cena do Arcano 16, não pude deixar de me exaltar na poltrona!!!rsrs Me senti comemorando um gol, já que fico muito feliz de ver o tarô fora das minhas tiragens...
Sem contar que quando vi a carta logo pensei: Putz, lá vem merda por aí!!!

Pra que não viu, acho que vale a pena. É primo do Crepúsculo?
Tudo bem... Afinal, "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!".

Abraços,
Helder.

Anônimo disse...

eu adorei os novos postings pietra bjs!!!