12 de junho de 2012

PREFÁCIO AO 'DOIS DE COPAS'


Tarot de Marseilles | Jean Noblet, 1650.
Restaurado por Jean-Claude Flornoy, em 2007.

Escrevi ontem sobre o Dois de Copas para o ARCANO DIÁRIO:

Até que ponto você é feliz com a felicidade dos outros? Dizem que ser amigo ou amante de verdade é permanecer presente sobretudo nos piores momentos. Mas o grande teste de fidelidade afetiva se dá nas circunstâncias felizes. Você suporta o êxito de quem você gosta? Se sim, parabéns, você vive e deixa viver, valorizando as escolhas alheias. Se não, então é bom rever seus conceitos e carências. Agir como um espelho emocional é uma experiência reveladora neste começo de semana. Reflita. Vale a famigerada regra de ouro: queira sempre aos outros o que sempre deseja pra você.


Eu poderia perder a tarde toda entre meu café e a simetria das duas Copas em Jean Noblet, as flores falantes de Vieville ou contemplar o frescor de Love, lâmina composta por Frieda Harris para Aleister Crowley. Arranjos visuais. Mas hoje, Dia dos Namorados, penso que o amor é só um tipo de prefácio ao Dois de Copas. Epígrafe viciada. Amor vai mais longe e alto. E dói e explode e corrói. Encanta e cifra os sentidos. O amor permeia o Tarô. Assim como o espanto, a glória, a ruína e a imaginação. 

Então espelhar o afeto e me imaginar no corpo de quem eu amo é um exercício de retorno ao Ás. Tornar-se uno. E perceber nesse reflexo o quanto há de bem-aventurança e de ignorância. De felicidade e de carência. E abraçar o desejo. Seduzir o coração. Dois espelhos projetados cuidadosamente inauguram o infinito. De ti, de mim.

O amor é só um resumo do Dois de Copas.
Talvez um palpite.


Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Voltei ao CAFÉ TARÔ em boa hora, porque este é meu Arcano favorito!
E concordo com muito do que você disse sobre este símbolo!
Ele está sempre visível,pero de mim e de minhas coisas,na minha parede,na minha agenda e creio que ele tem um aspecto humano,maior que parte da vibração do AMOR fraterno,do troca emocional acima de tudo sincera com as pessoas.Por isso o uso como um pantáculo de captação de ótimos fluídos nas relações com as pessoas.Se seu coração está aberto,vc é o outro o outro é vc e todos são o mundo,fluindo pleo sentimento,pela emoção e sobretudo pela sinceridade,valor maior dessa carta para mim.
Adorei esse post!