6 de julho de 2008

O MÉTODO DO SIM OU NÃO



Eis que me deparo com um método bem curioso que a taróloga e escritora Mary K. Greer postou em seu blog. Escrito por Irys Vorel numa matéria intitulada “Como os Ciganos Usam o Tarô”, foi publicado em fevereiro de 1955 na Fate Magazine. Parece ideal para quem deseja respostas rápidas sobre questões decisivas, mesmo que não se utilize de uma  atenta interpretação dos símbolos. Traduzi, a título de curiosidade, e deixo à disposição de quem desejar testá-lo.  


PASSO A PASSO

1. Escreva seu problema ou questão em um pedaço de papel de forma que “sim” ou “nenhum” seja a resposta. Não faça perguntas ambíguas do tipo “eu deveria ficar com fulano(a) de tal?”

2. Remova a A Roda da Fortuna das 78 cartas e coloque-a  aberta [virada para cima] sobre a mesa.

3. Concentrando-se na questão, abra o leque de cartas e com a mão esquerda puxe sete delas ao acaso, como você faz sempre. Coloque-as acima da Roda da Fortuna. Reserve ao lado os arcanos restantes.

4. Feche a carta da Roda [virando-a para abaixo], como as outras sete. Então misture as oito até você não saber onde se encontra o décimo arcano maior.

5. Arraste-as formando um quadrado de quatro posições, de forma que duas cartas estejam em quatro colunas verticais, como nessa que montei com o incrível Tarô de Praga:


• A 1ª coluna (cartas 1 & 5) significa - SIM.
• A 2ª coluna (cartas 2 & 6) significa - LOGO.
• A 3ª coluna (cartas 3 & 7) significa - DEMORA.
• A 4ª coluna (cartas 4 & 8) significa - NÃO.

6. Desvele os arcanos e procure a A Roda da Fortuna. Sua posição lhe dará a resposta:

• Se A Roda da Fortuna caiu na primeira posição, indica “Sim,” e a solução será rápida e favorável à pessoa.

• Se caiu no segundo, “Logo”, significa que você não deveria apressar as coisas indevidamente.

• Se caiu na posição da “Demora”, como no esquema que montei, indica que alguns obstáculos devem que ser superados.

• Se saiu na do “Não”, por fim, indica que alguns ajustes têm de ser feitos e que as circunstâncias do momento bloqueiam a solução satisfatória da questão. O desejo não pode ser cumprido imediatamente.

7. Se sua resposta é qualquer um “Demora” ou “Não,” então reveja todas as cartas neste plano (cartas invertidas não têm nenhuma significação):

• Muitos arcanos de Ouros indicam um arranque financeiro; de Espadas mostram oposição. De Paus sugerem viagens e mudanças. Muitos de Copas indicam circunstâncias afortunadas e, no final das contas, um final feliz, especialmente se o Ás de Copas estiver entre eles.

• Muitos arcanos maiores indicam que a situação está fora de suas mãos: o destino é que está trabalhando. Muitos arcanos da Corte indicam que atitudes de outras pessoas determinarão o resultado.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 
E ALGUMAS SUGESTÕES

Os prognósticos, aconselho, devem ser anotados e comparados posteriormente. Das mil e duas maneiras de consultar as cartas, esta vale pelo poder de concisão, mesmo sendo o Tarô   inesgotavelmente rico em sua vastidão simbólica e interpretativa para mantermos os olhos e as expectativas em respostas tão tachativas. Em todo caso, procure agir com absoluta prudência. E que as respostas levem você a uma postura de excelência diante do seu destino.



Um abraço,

L.




FONTE http://www.marygreer.wordpress.com/

7 comentários:

Anônimo disse...

oi, eu gostei e montei esse jogo hje e a roda da fortuna saiu bem na segunda coluna... será que vai ser LOGO o que perguntei? logo eu venho aqui dizer que sim ou não. abs

Anônimo disse...

ótimo, leo querido. assim como lista dos temas que facilitou pra encontrar textos antigos que eu adoro. um beijão. AngeL

Anônimo disse...

Prezado Leo: O texto do Tribos de Gaia que inicia dizendo "Gente do campo, mas antes de mais nada gente..." é seu mesmo? A repetição dele ao lado de Kenya e Eva deixou-me um pouco confuso.
Sem a pretensão de ensinar-lhe nada, mas desejando imensamente lhe ser útil, permita-me indicar-lhe os seguintes contos da obra clariciana: O relatório da coisa,SECO ESTUDO DE CAVALOS,Onde estivestes de noite?,A CRIADA,O primeiro beijo,Miss Algrave.O Ovo e a galinha( por este foi convidada à um congresso de bruxas na Colômbia)
Um abraço afetuoso! Continue tendo o bom gosto pra sons imagens e letras, com que lhe brindaram os deuses.

Leo Chioda disse...

Olá, Leclerc!
Obrigado pelas indicações claricianas, estão sendo úteis.
Sobre a minha descrição no Tribos, realmente foi um algum erro de editoração, mas já comuniquei meus amigos da equipe e creio que em breve será alterado e, de quebra, publicado um novo artigo meu.

Grato pela presença.
Abraço,

Alexsander disse...

bem legal esse método leo, mas fica uma dúvida: analisa-se somente a roda em relação à coluna ou também se faz alguma ligação com o outro arcano que fizer par com ela?

Mysteriotides disse...

Achei muito bacana esse método.
Na verdade ando meio desmotivada com o Tarot faz um tempinho e essa leitura deu uma outra engrenagem para as minhas práticas; acho que vou retomar as tiragens pra ver o que dá. Seu blog é demais, estou sempre por aqui de olho nas atualizações. *_*

Letícia disse...

Léo, usei esse método algumas vezes e em todas o método correspondeu à realidade. Mas não o uso muito, creio que deve ser considerado muito bem o tipo de pergunta.
Obrigada e continue escrevendo estes maravilhosos textos em 2013 também!