28 de janeiro de 2009

O PENSAMENTO TAROLÓGICO DE JODOROWSKY


O iPod, o caderno de desenho, o livro de consultas, o felino e a Via do Tarô que encontrei em Veneza.
_
Alejandro Jodorowsky é cineasta, escritor, roteirista de quadrinhos, místico, terapeuta, psicomago e tarólogo. Mesmo louco e polêmico como muitos afirmam, sua obra em relação ao tarô merece destaque e respeito. Longe de suscitar mudanças radicais nas engrenagens da prática da leitura do tarô no mundo – o chileno crê, por exemplo, que nenhuma consulta deve ser cobrada –, destaca-se a restauração do famoso baralho de Marselha como seu ingresso na história contemporânea dos arcanos e sua importância simbólica para o ocidente. Do tarô e dele, propriamente. Enquanto tarólogo, sinto extrema satisfação de traduzir e trazer a público, por meio do Clube do Tarô, a conclusão da bíblia arcana que Jodorowsky criou ao lado da atriz e escritora Marianne Costa. Depois da extensa anatomia das lâminas retrabalhadas com o mestre de cartas Philippe Camoin em 1998, o artista multimídia discorre sobre a importância da relação leitor/consulente e o poder das cartas na vida de ambos. São lições valiosas que, se absorvidas com atenção e sem pré-julgamentos, podem expandir os conceitos de interpretação e visão do mundo através dos 78 portões de sabedorias e caminhos infinitos. Um ganho para o tarô.
_
Boa leitura. E boas leituras.
_
_

Leo
_____________________________________________________

O PENSAMENTO TAROLÓGICO DE ALEJANDRO JODOROWSKY.

Tradução livre a partir da quinta edição do livro La Via dei Tarocchi, de Alejandro Jodorowsky e Marianne Costa, publicado em fevereiro de 2008 pela Giangiacomo Feltrinelli Editore de Milão.

E MAIS um artigo sobre a restauração do Tarô de Marselha.


LEIA AGORA NO Clube do Tarô.

3 comentários:

Marcelo disse...

Maravilha, Leonardo. Voce assistiu ao evento em que Jodorovski apresentou aqui no Brasil recentemente? Abraços...

Anônimo disse...

gostei muito da traducao leonardo. vc e um exclente tarologo. parabens pelo blog

Unknown disse...

curiosamente, o baralho restaurado por jodorowsky e camoin foi o meu primeiro baralho de tarot e o que tenho maior ligação...

A.