15 de dezembro de 2011

SETE NAIPES


2008


Minha amiga Ana Maria, do blog Psiulândia, deu continuidade a uma proposta interessante de uma blogueira: ela deveria indicar 7 links de seu próprio blog e depois mais 7 blogueiros para fazerem o mesmo, de forma a alcançar um número cada vez maior de pessoas. Achei interessante a ideia e decidi lançá-la entre os tarólogos. Por isso, aí vão meus 7 links e a minha lista de 7 autores indicados pra levar o projeto adiante. Uma blogagem coletiva que ajuda a revisitar nossa própria obra. Valeu pela indicação, Ana!


1. Meu post mais bonito:
Creio que foi um dos mais recentes: "O ORÁCULO EM DELFOS", aquele sobre a minha peregrinação por Delphos, uns dos santuários mais importantes da Grécia em termos de profecia. Foi ali que consagrei a Apollo o meu tarot e pedi coerência, responsabilidade e criatividade a todos os que se dedicam aos oráculos.

2. Meu post mais popular:
Certamente é "O FABULOSO TARÔ DE AMÉLIE POULAIN" que rendeu até uma palestra e um bate-papo na Livraria Cultura ao lado de Constantino Riemma (do Clube do Tarô) por conta do 'Ano da França no Brasil', em 2009.

3. Meu post que gerou mais controvérsia:
Creio que alguma das traduções que fiz da obra de Alejandro Jodorowsky. O cara sabe do assunto, mas parece sempre agir sozinho, gerando dúvidas e questionamentos por parte de profissionais que estudam a sério a estrutura e a história do tarô. Gosto da visão dele, mas discordo de muita coisa também.

4. Meu post que ajudou mais gente:
Creio que foi "O TARÔ EM PESSOA", em que analiso uma nota do grande poeta português. Recebi vários elogios por ter facilitado a aproximação entre o oráculo e outros saberes, como a Literatura. Tenho recebido muitos e-mails de leitores absolutamente satisfeitos com o que ando publicando e outros me cobrando por maior frequência de postagens. Prometo trabalhar nisso.

5. Meu post cujo sucesso me surpreendeu:

Certamente o da Amélie, que foi acessado em vários cantos do mundo.

6. Meu post que não recebeu a atenção que deveria:
Creio que o mais recente, "A IMAGEM E O ENCANTAMENTO". Ali esbocei algumas ideias para o leitor de imagens refletirem sobre sua própria condição de encantador de histórias e vidas. Um tarólogo é sempre plural. Um ser de poesia, antes e depois de tudo.

7. Meu post que mais me dá orgulho:
Creio que "O SILÊNCIO ENTRE AS DUAS LÂMINAS" sobre o Dois de Espadas, que quando publiquei senti que já havia atingindo alguma maturidade simbólico-literária.


Bom, espero que goste de rever esses textos todos, assim como tem sido importante pra mim revisitá-los. Então, pra terminar, deixo aqui 7 blogueiros que gosto muito e seus respectivos filhotes. Naipes que valem a pena o clique, pela pluralidade de ideias e, principalmente, pela seriedade que o leitor percebe a partir do visual e da atmosfera que os respectivos autores-tarólogos consolidaram como suas marcas. E que não venha alguém me dizer que isso não é importante.

Boa leitura,
boa viagem.


1. Zoe de Camaris do Zoe Tarot.
2. Giancarlo Schmid, do Alpha Symbolon.
3. Euclydes Cardoso, do TarotCabala.
4. Marcelo Bueno, do Zephyrus.
5. Ricardo Pereira, do Substractum Tarot.
6. Arierom Salik, do Blog de Tarô.
7. Giane Portal, do Astrologia & Tarot.

.

Um comentário:

Emanuel disse...

Lidos, relidos, lidos de novo. O silêncio entre duas lâminas, sem dúvida, é meu favorito :)